Diretor do Codema denuncia invasão em área do Parque do Mocambo e exige providências
Morador vizinho estaria alterando muro que avança sobre a área pertencente ao Mocambo

O Parque Municipal do Mocambo está situado no coração de Patos de Minas. Segundo o diretor do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), Ivanildo Alves Zika, o espaço público destinado ao lazer dos patenses também vem sendo alvo de invasões.
Na última semana, Ivanildo gravou entre as árvores o momento em que um morador vizinho estaria realizando uma construção no local. De acordo com ele, a obra se tratava de uma alteração no muro, que avançava sobre a área pertencente ao Parque Municipal do Mocambo.
O diretor destacou que o caso já foi encaminhado à Justiça com decisão favorável a Patos de Minas. No dia 11 de setembro, também foi discutida a reintegração de posse de alguns terrenos ao Parque para melhorar a qualidade do espaço e preservar o patrimônio.
Na época, a presidente do Codema, Lorrana Magalhães, informou que existiam alguns lotes de terceiros que faziam parte do Mocambo e ainda não estavam cercados. No entanto, ressaltou que o próximo passo é realizar o cercamento do local e reintegrar o Parque.
“O Mocambo é um lugar de lazer de bastante movimento, principalmente nas férias escolares e finais de semana. Todos os dias são um grande atrativo turístico”, disse Lorrana.
Sentença
Em relação ao vídeo de flagrante que o diretor do Codema informou que o município havia vencido a causa, a Prefeitura de Patos de Minas relatou que a moradora ingressou com uma ação de usucapião no ano de 2004. Porém, a sentença saiu apenas em 2023.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reconheceu que o imóvel pertence ao município. Atualmente, a administração aguarda o desfecho das medidas administrativas e judiciais que estão em andamento para recuperar a posse do imóvel.
Leia também